Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres

Data é celebrada nesta quarta-feira; em São João da Barra é disponibilizada rede de apoio às mulheres vítimas


















Nesta quarta-feira, 25 de novembro, é celebrado o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. Em São João da Barra o apoio às mulheres vítimas, seja de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, é viabilizado por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Abrigo de Mulheres Vítimas Narcisa Amália e Patrulha Maria da Penha.

Nesses equipamentos são desenvolvidas políticas públicas voltadas ao atendimento, proteção, orientação, acolhimento e denúncias, que podem ser feitas de qualquer lugar do território nacional de forma sigilosa e segura. O atendimento é 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, e as ligações são gratuitas (relação ao final da matéria).

No município fora registrados, no ano de 2019, três acolhimentos, com uma reincidência. No ano de 2020, até o momento, foram dois acolhimentos. O perfil é de 30 a 55 anos, com ensino médio incompleto e dependente financeiramente do parceiro. Em geral as violências mais frequentes são verbal, física, patrimonial e ameaça, partindo do cônjuge ou irmão. 

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Michelle Pessanha Lessa, relata que os avanços no combate à violência contra a mulher envolvem a sanção de 11 leis em 2019 e três em 2020, em um total de 14. "A maioria alterando leis já existentes, mas que precisavam ser reformuladas para atender e adaptar as novas realidades que surgem, de forma efetiva, às necessidades das mulheres", explica.

A mais recente, Lei 13.984/20, altera a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) para permitir que juízes possam obrigar o agressor de mulher a frequentar centro de educação e de reabilitação e a ter acompanhamento psicossocial. 

 

Canais de atendimento 

PATRULHA MARIA DA PENHA - 190

CREAS SEDE - (22) 2741-8078

CREAS MATO ESCURO - (22) 99831-5629

DISQUE 190 - POLÍCIA MILITAR 

DISQUE 180 

 

Profissional indicado como referência para responder pelo Município

Abrigo de Mulheres Vítimas – Débora Dórea

e-mail: debora36@hotmail.com


CREAS – Fernanda Pedro Ribeiro

 e-mail: fernandapedroribeiro@gmail.com


Secom SJB

0 comentários: