Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São João da Barra realizou nesta segunda-feira, 2, uma caminhada na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho e rua Barão de Barcelos com os alunos da instituição para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem por finalidade alertar a sociedade sobre a doença, visando a quebra de preconceitos em torno das pessoas que convivem com o autismo. De acordo com pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017, o autismo afeta uma a cada 160 crianças.

Simbolizado pela cor azul, o autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, também conhecido como Transtornos de Espectro Autista (TEA). Apresenta-se de forma única para cada pessoa, e existem vários níveis diferentes.

– Queremos que momentos como este produzam nas pessoas uma reflexão sobre o autismo e a necessidade de acolher cada um dentro de suas especificidades – disse a presidente da Apae, Gerlane Gonçalves.

Dos 112 alunos atendidos hoje pela Apae, 12 possuem o transtorno de espectro autista. Diariamente eles recebem atenção em trabalhos de escolarização, oficinas pedagógicas, além de atendimento ambulatorial. O transtorno no desenvolvimento do cérebro afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Fonte: Secom - SJB



0 comentários: