Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Palestras e atividades preventivas no Dia Mundial da Luta contra Aids em SJB

A Secretaria de Saúde de São João da Barra promoveu na quinta-feira, 30, palestras e atividades preventivas em alusão ao Dia Mundial da Luta contra Aids, celebrado em 1º de dezembro. A ação marcou, também, o início no Município da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (Dezembro Vermelho).

Organizado pelo Programa Municipal de IST/HIV/Aids, o evento contou com palestras, distribuição de material informativo, preservativos masculinos e femininos e foram realizados testes rápidos de HIV por meio de pulsão digital,  para os usuários que aguardavam atendimento na Policlínica de São João da Barra .

 “O objetivo deste dia foi estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover informações, incentivar a população a realizar de forma consciente, voluntária e espontânea o teste de HIV. O diagnóstico precoce, tratamento oportuno e adequado são os caminhos para evitar a forma mais grave da doença”, ressaltou a coordenadora do Programa IST/HIV/Aids, Hélia Vargas Simões.

Estimular a realização do teste e garantir a oportunidade de fazê-lo é prioridade da Secretaria de Saúde. “O medo e o estigma podem contribuir para que uma parcela importante da população não faça o teste, por isso a realização de campanhas é importante para dar visibilidade aos benefícios do diagnóstico precoce.”, pontuou a médica infectologista Mariana Rios.

Para Luiana Barboza Machado, quanto mais informação melhor. “É sempre bom estar recebendo este tipo de informação, principalmente neste momento em que já estamos aguardando atendimento na unidade de saúde, porque acaba alcançando várias faixas etárias”, falou.

A campanha Dezembro Vermelho tem foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. As ações do Dezembro Vermelho serão realizadas em parceria entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfretamento da Aids e outras ISTs.

Fonte: Secom - SJB





0 comentários: