Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Nupem, em Macaé, faz parceria com universidade norueguesa para intercâmbio estudantil

O NUPEM (Núcleo de Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental) de Macaé, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, firmou parceria com a UIS (Universidade de Stavanger), da Noruega. O objetivo é criar um programa de intercâmbio destinado a estudantes de ambos os países.

A proposta, segundo acordo de cooperação científica e estudantil, estabelecido pelos pesquisadores das duas universidades, é avançar em pesquisas nas áreas da ciências ambientais e tecnológica.

A ideia também é oferecer, no futuro, um programa de mestrado em conjunto, segundo a coordenadora do projeto na Noruega, Daniela Pampanin, professora associada do Instituto de Matemática e Ciências Naturais e Pesquisadora Sênior do Instituto Internacional de Pesquisa de Stavanger. A notícia foi passada pelo diretor do Nupem, professor Rodrigo Nunes da Fonseca, que faz parte do grupo de pesquisadores visitantes da Universidade de Stavanger.

A parceria também significa a integração acadêmica entre o Brasil e a Noruega, país que lidera o ranking em qualidade de vida e ensino gratuito para estrangeiros, e beneficia toda a comunidade científica participante com troca de experiência e saberes em prol do desenvolvimento científico. O acordo foi possível porque a universidade norueguesa já tem o projeto “Nor-Bra2020: Construindo as Futuras Gerações Através do Uso Sustentável do Meio Ambiente)”.

Os pesquisadores do Nupem participaram na Noruega de um workshop. Segundo eles, o projeto Nor-Bra 2020 recebe apoio financeiro do Centro Norueguês para Cooperação Internacional em Educação, que também apoia projetos em outros países como China, Índia, Japão, Rússia e África do Sul. O Nupem está localizado no bairro São José do Barreto, em Macaé.

Fonte: Diário da Costa do Sol



















0 comentários: