Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Papai Noel Sanjoanense completa 47 anos de história

José Santos Gomes ou Zé Gordo como é conhecido, completa 47 anos de história.

Filho do saudoso Sr, Agenor de Souza Gomes (Seu Nonô da Casa Progresso) e Da. Sizete, nasceu em 19/03/1950 em Barcelos, mas foi registrado em Campos, Zé Gordo coleciona muitas histórias ao longo desses 47 anos de papai noel. Ele iniciou esse trabalho solidário, quando ainda cursava Direito e Comunicação Social na Faculdade de Filosofia de Campos, estagiou na APOE realizando recreação infantil, se vestindo de papai noel. Foi também coordenador do Projeto Rondon, Presidente do DANIPE (Diretório Acadêmico Nilo Peçanha). Estagiou no Conselho Municipal do Bem Estar dos Menores em Guarús (COMBEM), onde conheceu, o que ele afirma ser, a mulher da sua vida, sua esposa Sônia Jóia, e por esse motivo ele prestou o vestibular para UFF, (onde ela também estudava), para ficar mais pertinho da sua amada, largando assim a Faculdade de Filosofia. Foi chefe de torcida da "Força Amor Azul" do alvi-anil Goytacaz Futebol Clube em 1981. Foi também campeão estudantil de Judô no Ginásio Caio Martins, onde representou o Liceu de Humanidades de Campos. Atuou como supervisor da CEDAE, foi encarregado de atividades administrativas e operacionais em diversas bases da empresa como São João da Barra, Cardoso Moreira, São Fidélis e Italva. Entrou para o Lions Clube, onde até os dias de hoje faz parte da diretoria.

Foi chefe de governo do então prefeito de Cardoso Moreira Renato Jacinto, elegeu-se vereador do município lançando uma modalidade bem criativa de divulgação para sua campanha política um triciclo, equipada com sirene, auto falantes e bandeirinhas que foi apelidada carinhosamente pela criançada de "brasília amarela", exercendo sua vereância até o ano 2000, foi muito atuante e lutou incessantemente para diminuição do valor das passagens de ônibus da Empresa Brasil, em sua região. Recebeu vários títulos de cidadania em diversas cidades, como forma de reconhecimento pelos serviços sociais prestados além de algumas moções, sendo a última delas uma Moção de Louvor e Congratulações da Assembléia Legislativa do Estado (ALERJ) através da Deputada Estadual Rosângela Zeidan dada em Agosto deste ano (2017).

Zé Gordo já participou de grandes eventos; tanto particulares, quanto públicos, já chegou por meios tradicionais como um trenó e também por meios radicais como helicóptero. Zé participou também, no mês de novembro de uma super propaganda do Super Bom Supermercados, onde contracenou com a atriz global Fabiana Carla. Super versátil, esse Papai Noel tem realmente muitas histórias a contar.

Zé Gordo nos conta algumas dessas histórias que marcaram sua vida como: quando ele e seus amigos foram à Cambaíba embarcar em um helicóptero, à época cedido pelo empresário Heli Ribeiro Gomes, proprietário da Usina Cambaíba, e após embarcar e chegar no local da festa, onde hoje é o Teatro Trianon, perceberam que o terreno não havia sido preparado para o pouso, então o piloto achou que não seria prudente arriscar e resolveu retornar para a fazenda, foi quando o então papai noel (Zé Gordo) lembrou que eles haviam sobrevoado o campo de futebol do Goytacaz, deu a idéia ao piloto de pousar no centro do campo, mas tinha um detalhe; neste dia estava tendo treino e ele como chefe de torcida foi recebido com muita alegria pelos jogadores. "E então Barbosa Lemos, veio me buscar e me levou até o local da festa de carro" finalizou.

Outra história que ele relembra: foi que uma certa vez um casal o procurou na loja onde trabalhava com seu pai, dizendo que possuía brinquedos para doar, pois havia perdido um filho. Na ocasião convidou o casal para levar os brinquedos e poder assim, conhecer pessoalmente a "Creche Irmã Celina" e assim eles foram 
entregar os brinquedos, as crianças agradecidas, os abraçaram super felizes. O casal naquele momento teve a certeza que ganhara muitos filhos. "E com o passar dos anos, descobri que esse casal doava sempre os brinquedos às crianças dessa creche" lembrou emocionado. 

Sua agenda deste natal, iniciou-se antes mesmo do mês de dezembro entrar, já no dia 28/11 ele visitou três escolas: em Outeiro, no centro de Cardoso Moreira e em Palmeiras. 

Confira a agenda do Papai Noel Zé Gordo:

Dia 08/12: Entrega de brinquedos em Fazendinha no Grupo de Da. Vitória.

Dia 12/12 (Quinta): Inauguração da tradicional Casa do Papai Noel em Cardoso Moreira com a participação da Cardoso Bike, Lions Clube e as amigas da Casa do Papai Noel, a partir das 18h, onde o papai noel, será recepcionado pelas crianças e pela orquestra sinfônica municipal.

15/12 (Sexta): Barcelos às 15h, Casa do Papai Noel às 18h

16/12 (Sábado): Casa do Papai Noel às 9h, Trevo do Cuíca - Atafona às 16hs.

18/12 (Segunda): Quinto distrito a partir das 10:30.

19/12 (Terça) : Casa do Papai Noel (noite)

20/12 (Quarta): Carrapicho (manhã)

21/12 (quinta): Casa do Papai Noel (noite)

22/12 (Sexta): Casa do Papai Noel (noite)

23/12 (Sábado): Encerramento da Casa do papai Noel (manhã), São João da Barra às 19h.

Por: Elis Gomes

 Fabiana Carla / Zé Gordo  

Creche em Cardoso Moreira
Montanha / Zé Gordo em Conceição de Macabú
Montanha / Zé Gordo em Conceição de Macabú

Arquivo Pessoal

Zé Gordo e sua Mãe Da. Sizete 


Arquivo Pessoal
Agenor de Souza Gomes (Seu Nonô da Casa Progresso)
























0 comentários: