Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Concluída campanha de combate à hipertensão

Iniciada em 28 de abril, a campanha desenvolvida pela secretaria de Saúde de São João da Barra em comemoração pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial foi concluída nesta quarta-feira, 20, no CRAS da localidade de Grussaí, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e medição da taxa de colesterol. A iniciativa, que percorreu todas as unidades de saúde e PSF’s do município, incluiu, também, palestras sobre a doença, suas causas, formas de prevenção e tratamento.

A Palestrante Giselly Cruz falou em Grussaí sobre cuidados e prevenções relacionados à hipertensão e diabetes. Seus riscos, complicações e da importância de hábitos saudáveis mostrando diversos tipos de alimentos e exercícios físicos.

O aposentado Celso Antunes Martins, 65 anos, contou que aprendeu muito com a palestra e vai mudar seus hábitos de alimentação e exercícios físicos e acha também muito importante o trabalho. “As pessoas precisam serem informadas e esse trabalho que está sendo feito no CRAS é muito importante. Hoje estou saindo daqui sabendo de como mudar meus hábitos alimentares e da importância dos exercícios físicos”, Declarou.

A coordenadora do Programa de Hipertensão, Cátia de Assis Rangel, explica que as pessoas diagnosticadas com hipertensão passam a integrar um cadastro para serem assistidas com medicamentos e com visitas dos agentes comunitários de saúde, inclusive, aos acamados. Ela ressalta que, durante todo ano, os PSF’S e UBS’S do município estão preparados com equipes qualificadas e multiprofissionais que atuam junto ao Programa de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), realizando o acolhimento, atendimento, cadastramento e acompanhamento do hipertenso. 

 O trabalho envolve diversos profissionais da área de saúde, como médicos cardiologista e clínico geral, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde, que realizam aferição de pressão, acolhimentos, dentre outras ações.
 
Fonte: Secom - SJB
 

0 comentários: