Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Conclusão de curso de técnica de contenção da Guarda Civil Municipal de São João da Barra

Qualificação envolveu 46 guardas civis de São João da Barra, que receberam certificados de participação  

Integrantes da Guarda Civil Municipal de São João da Barra receberam, nesta quinta-feira, 07, certificação de conclusão do curso de qualificação em técnicas de contenção utilizando equipamentos não letais. O curso, ministrado pela empresa Contato Treinamentos Táticos, capacitou 46 guardas para atuarem resguardando a segurança dos munícipes nas ruas, em grandes eventos, nos hospitais, no transito e em órgãos públicos.
De acordo com o instrutor do curso, Adriano Moreira, foi efetiva a participação dos guardas civis durante o curso, pois eles sabem da grande oportunidade que tiveram. “Em 10 anos de carreira, trabalhando por todo país, raras foram as vezes em que ministrei cursos ofertados pelo poder público municipal. Na maioria das vezes o aluno tem que arcar com recurso próprio”.
Foram duas turmas e cada uma teve dois dias de treinamento, aprendendo sobre pontos de pressão, desarme de equipamentos perfuro-cortantes e de arma de fogo, imobilização, condução e algemação de agressores, abordagem e retirada de veículo, time tático e uso de spray de pimenta e de gengibre.
Vale ressaltar que o curso prepara a Guarda para técnicas de abordagem às pessoas utilizando o uso progressivo da força caso seja necessário, mas sempre evitando o artigo 129 – Lesão Corporal.
O comandante da Guarda Civil, Rogério Constâncio, participou de todo o treinamento. “Fiz parte do treinamento porque também estou na rua fardado e é necessário que todos aproveitem a oportunidade para se qualificar e estar apto a  prestar cada vez mais um melhor serviço à população”, disse.
-Spray de Gengibre: Umas das armas não letais apresentadas no curso foi o Spray de Gengibre, que é um produto de imediata imobilização em agressores, pois causa limitação na visão, porém não oferece qualquer tipo de risco à saúde. Vale lembrar que este produto não é controlado pelo Exército, nem pela Polícia Federal e pode ser adquirido pela Guarda Civil Municipal sem grandes burocracias. 

Fonte: Secom-SJB





0 comentários: