Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Iniciado curso para profissionais da Saúde em SJB

Direcionado a enfermeiros da rede, objetivo é capacitação técnica e operacional em teste rápido para HIV, sífilis e hepatite


Direcionada a enfermeiros da rede municipal de Saúde de São João da Barra, foi iniciada nesta terça-feira, 12, a capacitação técnica e operacional em Teste Rápido Diagnóstico para HIV e Teste Rápido de Triagem para Sífilis, Hepatite B e C. Previsto para acontecer todas as terças-feiras do mês de maio, o curso é aplicado das 8h às 17h, sendo promovido pela secretaria de Saúde, por meio de parceria entre o programa DST/AIDS e Hepatites Virais, Coordenação de Vigilância em Saúde e a Coordenação de Atenção Básica.
Ministrado por profissionais da rede municipal que são multiplicadores estaduais da tecnologia (Secretaria Estadual de  Saúde e Laboratório Central Noel Nutells - LACEN), o curso tem como conteúdo o acolhimento do paciente; aconselhamento pré e pós-teste; a realização do teste; encaminhamento para os serviços de referência.
Como benefícios da capacitação, destacam-se o acolhimento e aconselhamento de alta qualidade para a população; o resultado rápido, em até 30 minutos; a descentralização dos testes rápidos, ainda em 2015 para as unidades básicas; a possibilidade de fazer diagnóstico em tempo hábil para situações específicas como gestantes, acidentes com material biológico como também atendimento à população em geral.
De acordo com a secretária de Saúde de São João da Barra, Denise Esteves, o objetivo da descentralização destes exames é qualificar os profissionais e ampliar o acesso à população. “A descentralização vai garantir aos usuários do SUS o diagnóstico precoce destas doenças que, se detectadas em fase inicial, possibilitará o tratamento mais eficaz e com maior qualidade de vida aos pacientes”, ressaltou.


0 comentários: