Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Conselho da Criança e Adolescente vai pedir Audiência Pública na Alerj

Fato ocorreu após suspeita de meningite de jovem de Campos (RJ).
Cense, onde o jovem estava interno, conta com 154 apreendidos.


Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente se reunu com sociedade civil na sede do órgão (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da
Criança e do Adolescente se reunu com sociedade
civil na sede do órgão
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)



Após a suspeita de meningite por um dos internos do Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves (Cense), do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase), o Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) reuniu a Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campos e a sociedade civil para formalizar uma minuta a ser enviada à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O objetivo é fazer com que a Casa realize, na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, uma Audiência Pública para discutir os problemas que vêm ocorrendo na unidade. Na ocasião, deverão se reunir representantes de órgãos de segurança; responsáveis do Degase e do governo do estado.
Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Campos, Luiz Celso Alves, atualmente há 154 internos no Cense, que tem capacidade para apenas 80. Além disso, o local enfrentaria problemas de abastecimento de água e haveria apenas uma viatura para locomover menores da instituição, que atende 29 municípios do Norte/Noroeste fluminense. “Há mais de 50 dias o Degase prometeu que ia solucionar o problema do abastecimento da água. Inclusive com a abertura de poço para agilizar a questão, o que ainda não feito”, declarou Luiz Celso Alves.
Enquanto isso, o jovem de 18 anos permanece internado em leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave, no Hospital Ferreira Machado (HFM), com indícios de meningite. A secretaria de Saúde informou que está acompanhando o caso e que dentro de 10 dias deve sair o diagnóstico final e conclusivo da doença, providenciado junto ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (Lacen-RJ).
Em nota, o Novo Degase confirmou que o jovem é do Cense e que ele está com suspeita de meningite viral. O adolescente estava há sete meses na unidade e não havia apresentado nenhum sintoma.
"Ele foi prontamente atendido pela equipe de enfermagem da unidade, que fez contato com o serviço de emergência hospitalar da região para o encaminhamento do jovem ao Hospital Ferreira Machado. O jovem continua internado no hospital. Ressaltamos que, sempre que necessário, o adolescente recebeu atendimento médico na unidade. Afirmamos também que, com o objetivo de evitar novos casos da doença na unidade, a coordenação de saúde do departamento está tomando as providencias necessárias", ressaltou a nota da instituição.
G1

0 comentários: