Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Família de Lucas doa órgãos em Campos

Júlio César Barreto
Foto: Genilson Pessanha 
Mesmo em um momento de dor, a família do jovem Lucas Castilho, 20 anos, vítima de um acidente na madrugada do último sábado (13) na RJ 158, decidiu doar os órgãos do jovem após constatação de morte cerebral. Uma equipe do Rio Transplantes esteve em Campos na última terça-feira e fez a captação dos rins, córneas e fígado do paciente. Ele ficou internado Hospital Ferreira Machado (HFM) desde o acidente. Lucas foi sepultado por volta das 17h de quarta-feira (17), no Cemitério Campo da Paz, em Campos. O enterro aconteceu com acompanhamento de familiares e amigos.
Após ser decretada a morte encefálica pelos médicos com a realização de vários exames, a administração do hospital informou ao Programa Regional de Transplante de Órgãos do Norte e Noroeste Fluminense (NF/Transplantes), dando início ao processo de captação dos órgãos que seriam doados. Uma equipe do Rio Transplante foi acionada e esteve na terça para a realização do procedimento. Este é o terceiro caso de doação que acontece recentemente, segundo o coordenador regional do NF Transplantes, médico Luiz Eduardo Castro.
— Nós trabalhamos em conjunto com a Organização de Procura de Órgãos, com sede em Itaperuna, e com os hospitais, que nos avisam quando há um paciente com suspeita de morte encefálica. Após este aviso, nós fizemos exames para avaliar o estado clínico dele e a possibilidade de doação e assim informamos a família, além de conversas — explicou, ressaltando que após análise das fichas dos inscritos na fila de espera para a doação, cinco pessoas podem receber os órgãos captados.
Acidente — De acordo com informações do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), o acidente que vitimou Lucas aconteceu na altura do km 172, entre Santa Cruz e a Pecuária após o carro em que ele estava com mais três pessoas, sendo dois adolescentes ter capotado. Todos estariam voltando de uma festa em Rio Preto.
Programa confirma mais captações este ano
Nas últimas duas semanas, segundo o coordenador NF Transplantes, a captação dos órgãos de Lucas foi o terceiro caso de doação. Também neste ano, outro caso ganhou repercussão envolvendo um adolescente. Em janeiro, Wallas de Souza Oliveira, 16 anos, baleado em um bar localizado a margem da rodovia RJ 158 na localidade conhecida como Chatuba, em São Fidélis, também teve morte cerebral constatada no Hospital Ferreira Machado (HFM), após quatro dias internado.
Na ocasião, a família do jovem decidiu pela doação dos órgãos após conversa com equipe do NF Transplantes, sendo captados o fígado e rins por profissionais vindos do Rio.
O crime — Wallas foi baleado na cabeça em frente ao bar. Socorrido pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros, ele foi levado para o Hospital Armando Vidal (HAV), no próprio município e, em seguida, encaminhado para o Hospital Ferreira Machado ((HFM), em Campos. O caso é investigado por policiais da 141ª Delegacia de Polícia de São Fidélis.
Folha da Manhã

0 comentários: