Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Simulado de combate a incêndio florestal

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São João da Barra, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou um simulado operacional de combate a incêndio florestal e escassez hídrica. A ação aconteceu nesta quinta-feira, 18,  na área do Balneário de Atafona, e objetivo foi reciclar e treinar os agentes da Defesa Civil para atuarem e apresentarem uma resposta mais eficaz em situações de emergência.

Para o coordenador municipal de Defesa Civil, Adriano Martins de Assis, o simulado operacional é uma importante etapa de preparação e coordenação de esforços para o combate a incêndios florestais, especialmente durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro. “Com isso preparamos nossas equipes, checamos o funcionamento dos equipamentos e identificamos eventuais problemas que possam ocorrer durante uma operação real”, disse Adriano.

Ao promover o simulado, o coordenador afirma estar cumprindo uma exigência da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, em que todos os municípios do Norte e Noroeste Fluminense terão que elaborar dois Planos de Contingência (PLANCON).

“Os planos preveem implementação de ações para reduzir as causas e os riscos de propagação do fogo, capacitação de todos que participam dos trabalhos de controle dos incêndios e a elaboração de planos e estratégias de combate em função do tamanho do incêndio e dos meios disponíveis, além de, na área hídrica, amenizar os impactos com abastecimento alternativo de água”.  

Fonte: Secom - SJB


0 comentários: