Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

sábado, 13 de junho de 2015

Feira do Meio Ambiente realizada em SJB

A Feira do Meio Ambiente de São João da Barra comemorou, em sua 11ª edição, nos dias 11 e 12 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente e homenageou a ambientalista Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, que dá nome ao Espaço da Ciência, onde o evento aconteceu. Escolas municipais, empresas que atuam no Porto do Açu e a secretaria de Educação e Cultura foram parceiras da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SMASP) na realização da Feira.

Todas as escolas da rede municipal marcaram presença e mais de 1.500 alunos participaram de Gincana Ecológica, ministrada pela Coordenadora pedagógica de Ciência, Aline Marcelino, onde foram selecionados os alunos para serem monitores na Feira. Eles ficaram responsáveis pela apresentação tecnológica, com demonstração de aplicativos de escolas sustentáveis, representaram o Projeto Tamar, falando sobre as espécies de tartarugas e como preserva-las e também mostraram ao público os locais do município que deverão ser protegidos como Unidade de Conservação, como a Lagoa de Iquipari, Mata da Estrada da Pedra, Lagoa Salgada e a APA da CEHAB, que é uma unidade de conservação já existente.

Para a aluna Josana Vitória, que cursa o 7º ano na Escola Municipal José Alves Barreto, de Mato Escuro, a Feira ofertou uma grande oportunidade de aprendizagem para todos. “Essa experiência foi muito proveitosa. Nós pudemos aprender sobre diversas coisas do nosso município que ainda não conhecíamos. Gostei muito de poder contribuir com esse evento tão importante”, disse Josana.

Na oportunidade a Defesa Civil de São João da Barra explanou sobre as ações humanas que degradam o meio ambiente e causam catástrofes ambientais e mostrou como atua nessas situações.

As empresas parceiras do evento também ficaram responsáveis por conscientizar o público presente sobre a preservação do meio ambiente. A Prumo falou sobre a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caruara, sobre monitoramento de tartarugas no litoral sanjoanense e sobre o viveiro de mudas de restinga, o maior da América Latina, além distribuir 100 mudas de plantas de restinga. A União Norte falou sobre o trabalho que desenvolve no município com os resíduos sólidos e sobre coleta seletiva. A Cooperativa Recicla Mais ficou responsável pela coleta de todo resíduo sólido produzido durante o evento, e explicou o destino que dá a esses resíduos. A Acciona também falou sobre coleta seletiva, segregação e condicionamento de resíduos e mitigação de fotopoluição. O INEA e o PELAG falaram sobre a preservação do Parque Estadual da Lagoa do Açu. A Technip realizou teatro ambiental, com apresentação da peça "Cantos da Floresta", da Companhia de Circo Teatro Capixaba.

Para concluir os dois dias de evento o secretário de Planejamento do município, Sidney Salgado, proferiu palestra sobre Elaboração de Eventos Ambientais, seguida de entrega de certificado para os 20 alunos treinados pela equipe de Educação Ambiental da SMASP e pela secretaria de Educação e Cultura pra contribuírem com o evento. Também aconteceu o coquetel de encerramento.

Vale lembrar que a programação do evento incluiu visitação aos experimentos de física, matemática, biologia e aquários no Espaço da Ciência, além de distribuição de pipoca, refrigerante e picolé.

O secretário de Meio Ambiente, Kleyton Calado, ressaltou a importância da feira para a conscientização ambiental de toda a população e principalmente das crianças. “A parceria das empresas e da secretaria de Educação e Cultura foi de grande importância para o sucesso do evento e as crianças tiveram um papel importantíssimo, sem a cooperação de todos, não teríamos alcançado nosso objetivo”, disse.

Fonte: Secom - SJB


0 comentários: