Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

quinta-feira, 23 de julho de 2015

A um passo da epidemia dengue


Carolina Barbosa
Fotos: Valmir Oliveira 
Campos pode estar próximo de atingir mais 50 casos de dengue e decidir se decreta epidemia no município. Com 1.450 confirmações da doença — até a última sexta-feira (17), incluindo pacientes de outras cidades ou campistas que contraíram em outros municípios — a secretaria municipal de Saúde, através da direção de Vigilância em Saúde, “monitora situação atípica de casos de dengue neste mês de julho e não descarta confirmar nos próximos dias a ocorrência de uma alta transmissão para este ano”. Comparando os atuais números com todo ano passado, Campos já tem cerca de 1.400 casos a mais da doença. O próximo balanço sai nesta sexta (24).
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, “a confirmação de um comportamento epidêmico depende de uma decisão conjunta entre as vigilâncias estadual e municipal, o que ocorre a partir de 300 casos para cada 100 mil habitantes”. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campos hoje teria cerca de 480 mil habitantes.
O diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, informou que o quadro é atípico esse ano e tem explicação multifatorial, como “as alterações climáticas com o verão seco e o inverno úmido, a adaptação do vetor a esta variação climática; a ocorrência de casos de dengue tipo 1, que reforça a ideia de preocupação, pois é um vírus que costuma causar grande quantidade de casos; e as mudanças no perfil genético do vírus 1 da dengue, com casos mais graves e mais casos sintomáticos, o que acarreta maior aparecimento de casos que antes eram assintomáticos ou pouco geradores de sintomas”, disse.
Mesmo com as ações de combate pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), cerca de 90% dos focos de dengue estão dentro dos imóveis residenciais. “Por isso, a população não deve descuidar da prevenção e colaborar com os órgãos públicos”, alertou Doutor Chicão.
Estado – Segundo a secretaria de estado de Saúde, em todo o RJ até o último dia 18, foram notificados 48.797 casos suspeitos de dengue. Já no ano de 2014 foram notificados 7.819 casos suspeitos de dengue no estado do Rio.
Folha da Manhã

0 comentários: