Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sanjoanense é exemplo de dedicação à atividade agrícola

O agricultor Luciano Machado da Silva, 45 anos, é casado e pai de uma menina. Nascido e criado em São João da Barra, ele é conhecido na cidade por sempre vender hortaliças em sua bicicleta. Luciano tem seu próprio terreno na Água Santa, onde cultiva seus produtos. Em uma conversa com o SJB Online Luciano contou que o interesse pela agricultura vem desde pequeno, já que cresceu convivendo com a atividade.
Há quatro anos o agricultor decidiu investir no cultivo hidropônico, que consiste na plantação sem solo, mas revela que no começo foi muito difícil e que constantemente faz pesquisas para aprender mais. “O solo e clima não são como antigamente, a tendência é só piorar. Vai aumentando o aquecimento, pragas, doenças. Por isso eu decidi implantar esse sistema. Olhando assim parece ser fácil, mas não é. Tem que lidar com temperatura d’água, principalmente no verão. O PH, os nutrientes, tem que ser tudo balanceado para não ficar forte, intoxicar a raiz e matar a planta, ou fraco para não sofrer com falta de nutrientes. É tudo um processo que você vai aprendendo com o tempo”. Por não ter a orientação de um profissional, no começo o investimento em um cultivo diferente fez com que Luciano perdesse boa parte da plantação.
Hoje em dia, o agricultor tem uma grande produção e cultiva rúcula, agrião, alface, alface roxo, pepino japonês e outras verduras, além de fornecer para restaurantes e lanchonetes da cidade, como o Hortibom Plus, Salladamistha, Paulo Castro, Damião, Loira e Mistureba.
Ao falar sobre o segredo da expansão das vendas, Luciano diz que é só não ter pressa e que é preciso ter cabeça. “Eu criei uma base com o decorrer do tempo. Trabalhei muito em rua e adquiri conhecimento com as pessoas. Tem que ter educação, tratar bem e se dar bem com as pessoas. É um processo que você vai adquirindo na vida e isso tudo vai somando. Você começa lá debaixo e depois vai subindo, mas não pode deixar o dinheiro fazer sua cabeça”, finaliza.
Fonte: http://www.sjbonline.com.br/comunidade/sanjoanense-e-exemplo-de-dedicacao-a-atividade-agricola

Foto: Mariana Oliveira














Foto: Mariana Oliveira
Foto: Mariana Oliveira

0 comentários: