Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Porto do Açu terá tecnologia de segurança inédita no Brasil

O Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rêgo (CAMR), órgão da Marinha do Brasil, aprovou o projeto de implantação do VTS (Vessel Traffic Service) no Porto do Açu. O VTS é um sistema que monitora ativamente o tráfego aquaviário, melhorando a segurança e eficiência na movimentação de embarcações. O Porto do Açu será o primeiro porto brasileiro a contar com o sistema, que fornece uma série de informações como localização, velocidade, porte, calado, tipo de carga e bandeira das embarcações.

No Relatório de Competitividade Global de 2014/2015, do Fórum Econômico Mundial, a qualidade da infraestrutura portuária de 144 países foi avaliada. O Brasil foi classificado na 122ª posição, ficando à frente apenas da Venezuela e Bolívia, em relação aos países da América do Sul. Dentre as medidas apontadas em estudos realizados por entidades ligadas ao setor marítimo, está a implantação de VTS em portos e terminais. Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes aponta que a não existência de VTS contribui para o atraso do modelo de gestão dos portos.

A previsão é que, até o final de novembro, a Marinha emita a Licença de Operação do VTS no Porto do Açu.

Fonte: Blog do Arnaldo Neto


0 comentários: