Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Entrega de certificados do curso de Operador Portuário

Foram entregues, em solenidade na noite de quarta-feira, 01, no Cine Teatro São João, certificados a 53 alunos de São João da Barra que concluíram o curso de Operador Portuário. Somando-se aos 76 que realizaram o curso no mês de abril, o município passa a ter 129 profissionais aptos a ingressarem no mercado e trabalho, sendo que 33 foram já contratados para atuarem no Terminal Multicargas do Porto do Açu e uma nova remessa da segunda turma deverá ser contratada até o final do ano.

O curso de Operador Portuário foi realizado por meio de parceria entre prefeitura de São João da Barra – secretarias de Educação e Cultura, Trabalho e Renda e Assistência Social e Direitos Humanos –, Prumo Logística e Instituto de Capacitação Técnica Profissional (INCATEP).

A intenção, de acordo com o prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco, é qualificar a mão de obra local para o mercado de trabalho impulsionado pelo atual cenário que o município vive com a operacionalização do Porto do Açu. “Estamos fazendo a nossa parte, articulando com as empresas que atuam no Complexo Portuário do Açu parcerias na efetivação de cursos visando a capacitação dos sanjoanenses”.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Luiz Paulo Ferreira Madureira, a capacitação dos moradores para atuarem no Porto do Açu é importante para fomentar a economia e a gerar renda. “Desta forma os funcionários contratados gastarão seu dinheiro no comércio local propiciando novos investimentos em diversas áreas”, comentou.

Moradora de Atafona, Josete Paiva, 25 anos, foi uma das que receberam o certificado de conclusão do curso de Operador Portuário. “Estou muito feliz em concluir este curso e esperançosa de que será a porta de entrada para o mercado de trabalho”, comentou Josete, que se encontra preparada para atuar em empresas de operações portuárias, empresas de importação e exportação, empresas de transportes e agências marítimas.

De acordo com o professor do INCATEP, Stywart Pasiani, os alunos estão aptos a atuarem em diversas tarefas relacionadas à movimentação de cargas, envolvendo o transporte, carregamento e descarregamento das embarcações e auxilio na supervisão de armazenamento. “Transmitimos conhecimentos de todas as áreas de operação, parte de equipamentos, Segurança Meio Ambiente e Saúde (SMS), Procedimento Operação Padrão (POP) e legislação referente às normas regulamentadoras vigente no país, entre outros”, finalizou Pasiani.

 Além do prefeito Neco, do secretário Luiz Paulo Madureira e da subsecretária de Educação e Cultura, Ana Cristina Alves Barreto, participaram da solenidade de entrega de certificados o gerente de Operações da Prumo, Rovilson Carvalho, o gerente de Recursos Humanos da Prumo Beatriz Taranto, o coordenador de Relações Institucionais da Prumo, Caio Cunha, o representante do INCATEP, Stywart Pasiani, demais secretários municipais, vereadores, empresários e pessoas da comunidade.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de SJB


0 comentários: