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terça-feira, 15 de setembro de 2015

Porto do Açu recebe 1º navio de bauxita

O Porto do Açu recebeu no último sábado (12) o 1º navio no T-MULT (Terminal Multicargas do empreendimento). O navio Turquoise Ocean, da Libéria, é do tipo handymax e será carregado com 30 mil toneladas de bauxita. O produto, que é da empresa Votorantim Metais, está sendo extraído da sua unidade de Miraí-MG e será exportado para a China.

“Este é um marco histórico para o Porto do Açu, com a criação de uma nova alternativa para escoamento de granéis sólidos minerais e carga geral. Com a operação do T-MULT nos tornamos a principal alternativa para o mercado do norte fluminense, além de sermos muito competitivos para cargas do Espírito Santo e Minas Gerais. É um novo porto de carga geral no Rio de Janeiro”, destaca Eduardo Parente, presidente da Prumo.

Esta 1º operação do T-MULT, que começou a receber bauxita no final de julho, é um embarque teste, onde serão ajustados os tempos da operação e dos equipamentos.

O contrato com a Votorantim prevê a movimentação de 300 mil toneladas por ano de bauxita e coque. No total, o TMULT deve movimentar 2 milhões de toneladas de bauxita por ano.

Além da bauxita e do coque, a previsão é que o T-MULT também movimente outros produtos, como carvão, clinquer, fertilizantes e rochas ornamentais, além de contêiner e veículos.

T-MULT

Com 2 berços instalados em 500 metros de cais, o TMULT tem capacidade para movimentação de 4 milhões de toneladas por ano (entre granéis sólidos e carga geral). Com 14,5 metros de profundidade, o terminal pode receber navios Panamax.

O TMULT conta com 3 pátios com capacidade estática de armazenamento superior a 100 mil toneladas de granéis sólidos e 20 mil toneladas de carga geral. No terminal serão instalados 2 guindastes MHC, 2 empilhadeiras de pátio, 2 moegas rodoviárias com capacidade nominal de 360 toneladas por hora cada e 2 balanças rodoviárias.

A previsão é que a capacidade de embarque inicial do terminal seja de 13 mil toneladas/dia, e a capacidade de desembarque de 10 mil toneladas/dia.

Com possibilidade de expansão para 1.200 metros de cais, o TMULT também irá operar contêineres e veículos, além de contar com acesso ferroviário no futuro.

Sobre a Prumo

A Prumo Logística desenvolve e opera o Porto do Açu. A empresa oferece soluções de infraestrutura para a indústria de óleo e gás, além de área para a instalação de unidades de empresas dos setores marítimo e industrial no Porto do Açu. A Prumo é controlada pelo grupo EIG Global Energy Partners desde 2013.

Localizado em São João da Barra (RJ), o Porto do Açu iniciou sua operação em 2014, e com excelência em segurança serve empresas líderes em seus setores. O Porto do Açu conta com 90 km² de área, divididas em dois terminais: o Terminal 1 (T1 – terminal offshore) e o Terminal 2 (T2 – terminal onshore).

O T1 é dedicado a movimentação de minério de ferro e petróleo, com berços construídos em 3 km de cais e que podem receber navios com calado de até 24 metros. Em operação desde outubro de 2014, o terminal já recebeu mais de 30 navios de minério de ferro para a Anglo American. As empresas possuem uma joint venture (chamada de Ferroport), que é formada 50% por cada companhia.

O T-OIL, que começa a operar em agosto de 2016, tem capacidade para movimentar 1,2 milhão de barris por dia e poderá receber navios Suezmax e VLCCs. Recentemente, a empresa assinou contrato para transbordo de petróleo com a BG por 20 anos, com volume médio de 200 mil barris por dia. O T1 também conta com projeto de armazenamento de petróleo e outros serviços de petróleo em terra.

O T2 é um terminal no entorno de um canal para navegação com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade. A Technip, NOV e Wartsila já estão operando suas unidades no T2. O Terminal Multicargas (T-MULT) iniciou sua operação em julho com a movimentação de bauxita para a Votorantim. A Edison Chouest Offshore (ECO), que está construindo no Porto do Açu a maior base de apoio offshore do mundo, já assinou contrato com a Petrobras para a operação de 6 berços no seu terminal. Além disso, a BP e a Prumo criaram uma joint venture (formada 50% por cada empresa) para a comercialização de combustível marítimo aos navios que trafegam no porto.

Além disso, a Prumo criou a RPPN Fazenda Caruara, maior unidade privada de restinga do país, com 40 km². O Porto do Porto do Açu emprega atualmente cerca de 10 mil pessoas, sendo 3,5 mil já na operação das unidades. Quando estiver em operação plena, a previsão é que o Porto do Açu gere cerca de 40 mil empregos.

Fonte: ASCOM - Prumo





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