Slider

Postagem em destaque

Idosos do SCFV visitam Retiro São João Batista

A programação de setembro para os idosos, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra, por meio...

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Plenária da Saúde realizada em São João da Barra

"Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro", foi o tema da Plenária da secretaria de Saúde de São João da Barra, que aconteceu na última segunda-feira, 10, no salão do Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino. O evento teve o objetivo de ampliar o controle social no âmbito da saúde e discutir melhorias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A plenária abordou oito eixos, que foram discutidos e deliberados em grupos compostos por profissionais de saúde, pela sociedade civil organizada e pela população. Esses grupos criaram, aproximadamente, 16 propostas, que foram aprovadas pela plenária e que poderão ser incluídas no Plano Municipal de Saúde em vigência até o ano de 2017.

De acordo com a secretária de saúde, Denise Esteves, esta é uma grande oportunidade onde munícipes e profissionais da saúde podem estar juntos discutindo mais melhorias para a saúde do município. “Estamos na luta para garantir um atendimento cada vez mais qualificado para os sanjoanenses e é de grande importância que a população seja ouvida”, disse Denise.

A Plenária também escolheu oito delegados, quatro membros da sociedade civil, dois profissionais de saúde e dois conselheiros, que irão participar da VII Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá no mês de outubro na cidade do Rio de Janeiro.

-Temos que ir ao Conselho estadual para lutar pelo Norte Fluminense, para que o SUS seja ainda mais fortalecido - disse o Conselheiro Estadual de Saúde, Davi Almeida.

Os eixos apresentados durante a Plenária foram: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade, ministrado pelo Coordenador da Atenção Básica, Claudiomar de Souza Alves; Participação e Controle Social, pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Swany Gomes Pessanha; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, ministrado pela apoiadora da Atenção Básica, Márcia Simone de Oliveira Barcelos; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado, pela responsável pelo Setor de Convênios, Lavínia Furtado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde, também pelo coordenador da Atenção Básica, Claudiomar de Souza Alves; Informação. Educação e Política de Comunicação do SUS, ministrado pela Ouvidora Geral da Saúde, Lilian Fernandes; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS, pela sanitarista da Vigilância em Saúde, Fabiana Faria e Reformas Democráticas e Populares do Estado, ministrado pela Assessora Jurídica, Maria Auxiliadora Fazoli da Cunha.
Fonte: Secom - SJB


0 comentários: