Slider

Postagem em destaque

Idosos do SCFV visitam Retiro São João Batista

A programação de setembro para os idosos, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra, por meio...

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Luta contra a tuberculose e hanseníase

Em comemoração ao Dia Estadual de Luta Contra a Tuberculose e ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate a Hanseníase, a prefeitura de São João da Barra através da secretaria de Saúde, realizará na próxima quarta-feira, dia cinco, às 9h, na Policlínica, palestras, orientações e testes das doenças. O evento contará, ainda, com a participação dos programas Tabagismo e Hiperdia.

A coordenadora do Programa da Tuberculose, Danielle Crisóstomo, explica que a doença é causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões. “A tuberculose é transmitida de uma pessoa para outra ao espirrar, tossir ou falar perto. Ela provoca tosse por três semanas ou mais, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito”.

A coordenadora do programa Hanseníase, Cristiane Siqueira, destaca que esta também é uma doença que deve ser tratada logo assim que for detectada, já que é uma doença crônica e infectocontagiosa. “A hanseníase atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. Ela é de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória”, esclareceu.

O tratamento contra a tuberculose é feito na Policlínica, de segunda à sexta-feira e o da Hanseníase, no Posto de Urgência (PU) de Barcelos, aos sábados.
Fonte: Secom - SJB


0 comentários: