Slider

Postagem em destaque

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do S...

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

População comparece em Audiência Pública, em SJB

O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco acompanhado de seu staff administrativo, participou de Audiência Pública promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), na noite da última quarta-feira, 9. Na oportunidade foram apresentados os estudos ambientais (EIA/RIMA) desenvolvidos para a instalação da Usina Termelétrica “UTE Novo Tempo GNA”, no Porto do Açu. Neco ressaltou a participação popular nos eventos em que se discutem a vida do município. “É muito importante discutir pontos positivos e negativos do nosso município junto à população”.

Entre outros pontos, Neco ouviu as pessoas, fez alguns esclarecimentos sobre a administração pública, chamou a atenção para os investimentos no ser humano especialmente sobre empregabilidade, via secretaria de Trabalho e Renda, que presta assistência aos munícipes junto ao balcão de emprego e ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), órgãos presentes no município.

A importância da instalação da UTE, segundo o diretor de projetos de Óleo e Gás da Prumo Logística (empresa que administra e desenvolve o Porto do Açu), Décio Oddone, significa uma oportunidade para o estado do Rio de Janeiro alcançar a autossuficiência de oferta energética – No atual cenário brasileiro, com a demanda de energia aumentando significativamente, é necessário ampliar a oferta disponível, principalmente a gerada por meios mais sustentáveis, como o gás – disse Décio.

A Usina Termelétrica “UTE Novo Tempo GNA” será instalada em área de 40 hectares no Porto do Açu, estrategicamente dentro de uma área industrial.  Divididas em duas unidades geradoras de energia elétrica, que juntas terão capacidade de produzir 3.100 MW. Baseado em dados de consumo de 2014 que constam no Balanço Energético Nacional (BEN), publicado por órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), a UTE produzirá energia correspondente a 95% do consumo residencial de todo o estado do Rio de Janeiro.

A termelétrica usará como matéria prima o gás natural, que será transportado do Terminal GNL do Porto do Açu até a UTE pelo gasoduto, que terá cerca de 2,5 km de extensão. O investimento previsto para o projeto é de R$ 6, 2 bilhões, com previsão de geração de 5 mil empregos na construção das duas unidades e aproximadamente 300 empregos diretos na operação das unidades.        

Fonte: Secom - SJB


0 comentários: