Slider

Postagem em destaque

Idosos do SCFV visitam Retiro São João Batista

A programação de setembro para os idosos, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra, por meio...

domingo, 2 de agosto de 2015

Projeto de iluminação pública em Grussaí - SJB

Grussaí, no litoral de São João da Barra, irá receber o Projeto de Fotomitigação, objetivando reduzir os impactos negativos da iluminação pública na reprodução das tartarugas marinhas. A iniciativa será desenvolvida pela Prumo Logística como uma das condicionantes de licença ambiental para instalação do Porto do Açu e irá, também, estabelecer o controle da iluminação gerando uma economia anual em torno de R$ 117 mil ao município.

Além da orla, o projeto abrange ruas transversais, o canteiro central e as duas pistas da Avenida Cris, acarretando na melhoria dos pontos de iluminação pública, adequação de equipamentos luminotécnicos e substituição por outros mais modernos e eficientes. A área de execução foi escolhida após realização de diagnóstico e discussão junto à secretaria municipal de Meio Ambiente, levando-se em consideração a contribuição direta no gerenciamento costeiro do município.

– A partir do projeto, o município estará se adequando à portaria 11/95 do IBAMA/MMA, que estabelece critério de iluminação para áreas consideradas prioritárias para conservação da tartaruga marinha – destacou o subsecretário, Jorge Assunção, ressaltando que, já na próxima semana, será emitido à Prumo um parecer sobre o projeto levando em consideração questões técnicas. Posteriormente, será elaborado um termo de cooperação técnica por parte da empresa para que a obra possa ser licitada e executada.

A apresentação do projeto à prefeitura aconteceu no dia 30 de julho, durante reunião em que participaram o subsecretário Jorge Assunção, a coordenadora do Projeto Orla, Izaura Areas, e o coordenador de Meio Ambiente da Prumo, André Taouil. Também estiveram presentes o engenheiro eletricista da secretaria de Obras, Tiago Alvarenga, o engenheiro eletricista da empresa de consultoria socioambiental e cultural Braço Social, Augusto Martini, e o oceanógrafo Victor Patiri, também da Braço Social.

Fonte: Secom - SJB


0 comentários: